7 curiosidades sobre Leonardo da Vinci, que você nem desconfiava

Publicado em Notícias no dia 13/08/2013

7 curiosidades sobre Leonardo da Vinci, que você nem desconfiava

Da Vinci foi um dos maiores gênios da humanidade, e pintou o quadro mais famoso do mundo – mas ainda assim, há vários fatos sobre ele que muitos desconhecem.

Nascido há mais de 560 anos, Leonardo da Vinci ainda não foi destronado como um dos maiores – se não o maior – gênios da humanidade. Além de inventor e cientista, o renascentista também foi pintor, sendo autor do mais famoso quadro do mundo, A Mona Lisa.


Ainda assim, como o sorriso enigmático de sua obra, Leonardo esconde muitos segredos – sobretudo fatos curiosos sobre ele que pouca gente conhece. Que tal conhecer alguns deles?

--> A Mona Lisa já teve sobrancelhas. Você já sentiu falta das sobrancelhas da Mona Lisa? Um restaurador distraído acabou apagando as sobrancelhas com um solvente forte demais. Como não se sabe a aparência exata que elas tinham, elas nunca foram colocadas de volta.

--> A Mona Lisa foi cortada. Leonardo não concebeu a obra do jeito que nós a vemos hoje. Sabe-se que a moça sorridente tinha uma coluna de cada um dos seus lados. E como eles sabem disso? Porque Rafael (sim, o outro pintor renascentista), ficou tão impressionado com o quadro que fez um desenho para lembrar-se dela (é, a falta de câmera fotográfica gerava alguns transtornos…) — no qual a Mona Lisa aparece cercada por duas colunas. Estudiosos chegaram à conclusão que Rafael dificilmente teria inventado esse detalhe.

--> Leonardo mandaria muito bem em um karaokê. Segundo relatos históricos, além de forte e belo, ele foi um rapaz com uma excelente voz para cantar.

--> Leonardo era protetor dos animais. Vegetariano convicto (ele não tomava nem leite, nem comia mel), ele ainda dava-se ao trabalho de comprar animais nas feiras, apenas para libertá-los.

--> A Santa Ceia foi uma obra revolucionária. Adivinhem qual era um dos temas favoritos para obras de arte no tempo de Leonardo? Se você respondeu “a vida de Jesus Cristo”, acertou.

Uma das cenas mais populares era a Santa Ceia, que já tinha até um “modelinho” de como deveria ser pintada: todos os apóstolos e Jesus deveriam estar sentados lado a lado, de um lado da mesa, enquanto apenas Judas deveria estar do lado oposto da mesa, de costas para o expectador. O fato de da Vinci ter desenhado todos os apóstolos de um mesmo lado da mesa deixou o pessoal daquele tempo assombrado!


--> Leonardo tinha dois defeitos incompatíveis entre si: era perfeccionista e procrastinador. Conclusão: deixou de terminar diversas de suas obras, e jogou muitas fora por nunca achar que estavam ficando boas o suficiente.

--> Apesar de ter sido um dos maiores gênios da humanidade, da Vinci morreu achando que ficou devendo. Suas últimas palavras foram: “Ofendi a Deus e à Humanidade, pois meu trabalho jamais atingiu a qualidade que deveria ter atingido.”

E aí, você conhecia algumas dessas curiosidades já?

Fonte: Fala Cultura

Compartilhe:

Botão Voltar